"Todos aqueles que, como eu participaram no programa Erasmus, ou numa outra experiência de estudos fora do seu país, onde puderam confrontar-se com diferentes culturas, sentem que isso, de uma forma ou outra, mudou a sua vida; e quando voltam para casa sentem-se tristes, confusos, como se viessem de outro planeta. É um síndrome que pode durar muito tempo, mas por sorte existem alguns conselhos que podem seguir! Tenta não desesperar ou ficar deprimido, mas pelo contrário sentir-te sortudo por esta experiência incrível e considera-a como o ponto de partida para novas aventuras.
Aqui ficam os meus próprios conselhos:
1) Não penses em todo o dinheiro que gastaste em álcool ou em bares: com esse dinheiro poderias provavelmente comprar um carro novo.
2) Continua a divertir-te com os amigos: organiza festas temáticas, loucas, alternativas; mas fá-las sempre no apartamento deles.
3) Se ainda viveres com os teus pais, foge o mais depressa possível antes que cometas algum assassinato.
4) Transmite o teu espírito de Erasmus aos teus amigos: embebeda-os de independência e divertimento. Mas, depois disso, arranja um bom emprego.
5) Se vives numa grande cidade cheia de dinamismo, nesse caso tens sorte, e não terás grandes problemas em recompores-te! Mas se vives numa pequena aldeia ou numa cidade morta… estás lixado!
6) Sempre que te sentires em baixo e que gostavas de voltar à tua vida de Erasmus, pára um momento: vê as fotos e os vídeos da tua experiência e sente-te sortudo por tudo aquilo que fizeste: não é para todos!!
7) Encontra alguém com quem falar Inglês!
8) Junta-te a grupos e organizações para conhecer novos estudantes de Eramsus, como o ESN.
9) Vai a festas de Erasmus e tenta conhecer outros estudantes Erasmus na tua cidade.
10) Estudantes de Erasmus geralmente voltam para casa em Dezembro/ Janeiro ou em Maio/ Junho: para o primeiro grupo…desculpem mas vão sofrer do síndrome. Para o segundo: pelo menos aproveitem o Verão!
11) Carpe diem.
12) Não te admires se durante Erasmus tiveste a actividade sexual de um actor porno e na tua cidade todos te parecem castos e puros.
13) Começa a estudar as línguas das quais apenas aprendeste palavrões.
14) Planeia imediatamente a tua próxima experiência no estrangeiro: estágios, outros programas de mobilidade, etc.
15) Planeia um encontro com os teus amigos de Erasmus: será como um segundo Erasmus!
16) Junta-te a este grupo e convida todos os teus amigos ;) "
Sim eu sei que é o meu segundo post hoje, mas acabei de me juntar a este grupo no facebook e decidi partilha-lo com voces.
Exactamente daqui a um mes terei de voltar a reler isto e pensar que sim... foi muito bom enquanto durou, talvez uma das melhores experiencias que tive (talvez não, foi mesmo), até lá espera-se que os exames acabem para poder disfrutar dos últmos dias como Erasmus.
Pero ahora solo de pensar ya te echo de menos...