quinta-feira, 23 de abril de 2009

Feliz dia de Sant Jordi

E porque hoje é dia de Sant Jordi y pelos vistos um facto muito importante, conto-vos então a tradição...
Neste dia as pessoas ficam histericamente felizes, as estradas intransitáveis e os passeios um verdadeiro caus, nas ruas so ve vêem barraquinhas, tendas, os tipicos "que fro", baldes e até carrinhos de compras cheios de flores! E porquê? pensam vocês. Porque hoje é tradição dar uma rosa às mulheres e um livro aos homens! É como juntar duas tradições numa. A rosa simboliza a morte de Cervantes (que o tenha em paz o senhori) e o livro é um "regalo" tipo feira do livro vá! Então se esta cidade já é movimentada hoje simplesmente exagera.
A parte boa disto tudo é que até os professores hoje estavam simpáticos, tirando um que fez exercício surpresa, todos deixaram sair mais cedo :D
O espírito anda no ar e prolonga-se all night long!




É uma foto da net mas é bem pertinho aqui de casa Plaza de la Universitat.

11 comentários:

elsies disse...

A primeira coisa que pensei foi no meu falecido cão...
Visto que se chamava Jordi...
pronto, ok...(lol)
Bem, mas aproveita então, e espero que tamb´m já tenhas oferecido um livro e uma rosa então ehehehe, ou muitos que é para a malócada!!
Ok, menos menos...

elsies disse...

Pronto, agora é que reparei que o meu comentário já veio tarde...
Já deves estar na ressaca do Saint Jordi!

elsies disse...

e aquele "y" ali?
deixa-me advidinhar, depois no verão vens para Portugal a falar catalonês armada em fina, não?? :P

Vipy disse...

Ora bem aquele "y" foi por mera distracção bem que o podias ter deixado sosegadito no seu lugar!
E não nao foi falar catalonês, até porque este "y" é castellanes vá Loool

Vipy disse...

*sossegadito

jonesforever disse...

Então o meu comentário também já vem atrasado, mas mais vale tarde que nunca, desejo um bom dia atrasado de Sant Jordi, tenho é que confessar o seguinte: tirando as pessoas histericamente felizes e as tendas e barraquinhas, tudo o resto me faz parecer um típico dia normal em Lisboa, tirando alguns fins-de-semana e feriados, parece que é Sant Jordi quase todos os dias, mas acho simpático que se façam trocas de presentes, as rosas devem ser para não dizerem que os espanhóis são pouco românticos e os livros é para não dizerem que são pouco cultos (eh eh eh, tão mauzinho), olha, Vânia, espero que tenhas passado um bom dia de Sant Jordi e que pudessem vir mais dias como este!

Silverboy disse...

Pois também já vim tarde!
Mas espero que tenhas tido um bom dia de São Jordi! Que é sempre um nome muito bom para um Santo...
Recebeste alguma coisa? :)
Cá hoje a Covilhã também está demasiado histéria e congestionada devido a ser véspera de 25 do 4. Simplesmente não se pode andar na rua e eu tive a (in)feliz ideia de sair de carro entre as 5 e as 7, ou seja por cada metro que andava parava quase 5 minutos. E como se não bastasse em casa só se ouve a música que vem do pelourinho. Nem sei quem é o artista deste ano.

Mas pronto a ideia era comentar o teu feliz dia de São Jordi.
Também funcionava nas livrarias? Quandos fosses pagar com flores o homensito perguntava-te:
-Qué coño es eso?
E tu respondias:
-São rosas senhor!

Vipy disse...

Minha gente passo a explicar que o post era um pouco irónico, tudo bem que foi um dia giro, diferente, lai lai lai, mas para as pessoas que vem cá de passagem, ou que celebram este dia carregado de tradição cultural. Para mim que me tive de desviar 100 vezes até chegar à universidade, esbarrando por não sei quantas pessoas, não foi assim tão engraçado.
Sim a Guida ofereceu-me uma rosa David :D eu só retribui hoje, não para ser do contra mas porque ontem só vislumbrava grandes rosas vermelhas o que não era bem o presente ideal pa se oferecer. Essa parte tocou ao Bruno hehe então eu dei-lhe uma em forma de goma, obvio.
Quanto a ti Jonesforever bgd pelo comente, mas acredita que não foi assim tão semelhante a Lisboa! Quanto à parte da cultura é uma questão pertinente, não sei se reteem alguma coisa do que leem, mas que leem muito mais que nós, isso sem dúvida. No metro, autocarros, filas, jardins tudo é um bom local para eles sacarem do seu livrinho e aproveitarem o momento.

jonesforever disse...

Eu já tinha ouvido algures que nuestros hermanos liam bastante, mas precisava de uma confirmação, nada melhor do que alguém que está em Espanha, thanks; quanto à parte do não é bem igual a Lisboa também tens razão, imagino que não se possa comparar Lisboa a Barcelona, sitíos diferentes com pessoas diferentes, mas sabes que as pessoas em Portugal constactam sempre no dia a dia, sobretudo quem está no Porto ou Lisboa (talvez neste momento até mais em Lisboa) que conseguem ter uma vida bastante movimentada e stressada, no entender delas, mas quando saimos de Portugal e vamos para sitíos ainda com mais movimento e maiores é que pudemos ter uma dimensão de como é que são as coisas na realidade, nessa altura é que Lisboa nos parece pequena e pacífica comparada com outras cidades europeias, como Barcelona, penso que se houvessem mais hipóteses de sair para conhecer como é que são as cidades lá fora, ficariamos contentes por estarmos cá dentro!

Vipy disse...

Sim tens razão, acho que nao se pode comparar muito. Mas as pessoas aqui acho que não são tão stressadas, mas pronto aqui agora também é raro andar em transportes publicos em Lisboa quando apanho o autocarro apanho sempre aquelas pessoas com caras de enjoadas. Será azar meu? Lol
Apesar de Barcelona ser movimentada consegue-se ter uma vida "saudavel" aqui. Mas cada cidade com os seus habitantes, e cada habitante com o seu ritmo. ;)

jonesforever disse...

Também não deixa de ser verdade, as pessoas lá fora parecem mais disponiveis, conseguem se calhar dar com mais facilidade os bons dias com um sorriso do que muitos e muitos exemplos que encontramos cá no nosso Portugal, com pena minha, também contribui para o bem estar da sociedade se determinados gestos se verificarem no dia a dia e uma pessoa consegue dar-se melhor nesse sítio, que se calhar, poderá ter tanto ou mais movimento do que certas comparações, de certas cidades que poderiamos fazer,mas conseguimos dar-nos sempre melhor num ambiente positivo, por essa mesma razão, espero que continues a desfrutar ao máximo a tua experiência por terras de nuestros hermanos, Vânia, porque quando voltares vais de certeza sentir a diferença (a não ser na vossa querida e bem amada Covilhã)!